Oportunidade para transformar vidas e impulsionar carreiras. É com esse objetivo que a Prefeitura de Camaçari em parceria com o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/DR/BA), lança o Edital de Concurso Público Nº 001/2025 para o programa Camaçari TEC. Ao todo, serão disponibilizadas 260 vagas gratuitas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento voltados à área automotiva.
O Camaçari TEC é destinado a moradores do município. Do total de vagas ofertadas, 50% é direcionada a pessoas em busca do primeiro emprego e os demais 50% para quem busca recolocação no mercado de trabalho.
Os cursos ofertados são: Eletrônica Embarcada Veicular, Pintor Automotivo, Operador de Produção Veicular, Mecânico Eletricista de Automóveis, Funileiro Automotivo e Soldador Automotivo.
Em Camaçari, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e integra a política pública de qualificação profissional do município, visando promover a inclusão produtiva e social da população, além de fortalecer a empregabilidade em um setor estratégico da economia local. As aulas serão ministradas de forma presencial na sede do Senai, localizada na Avenida Jorge Amado, S/Nº, no bairro Jardim Limoeiro, com turmas nos turnos matutino (8h às 12h), vespertino (13h às 17h) e noturno (18h às 22h), de segunda a sábado, conforme distribuição apresentada no edital.
As inscrições para o processo seletivo ocorrem até esta quarta-feira (8) e devem ser feitas exclusivamente de forma online, por meio do endereço eletrônico disponível neste link [https://camacaritec.camacari.ba.gov.br/ficha/inscricao.php]. É imprescíndivel que o candidato(a) possua uma conta de e-mail Gmail para acessar o formulário.
Conforme prevê o Edital, que define os critérios e etapas do processo, a seleção ocorrerá em duas fases. A primeira etapa é classificatória e eliminatória, com análise do preenchimento correto dos requisitos no ato da inscrição. A prioridade será dada por ordem de inscrição. Já a segunda etapa, também eliminatória, consistirá na conferência da documentação exigida e na verificação da aptidão para o curso escolhido. Em caso de desistência ou inabilitação de candidatos, será feita a convocação de suplentes, respeitando a ordem de inscrição.
Documentação
Para garantir a matrícula, os candidatos deverão anexar ao formulário a documentação obrigatória, que inclui RG e CPF (frente e verso); comprovante de residência atualizado (últimos 60 dias); certificado de conclusão e/ou histórico escolar do Ensino Médio. Para cursos de aperfeiçoamento é exigido ainda certificado de conclusão de curso técnico na área específica.
A não apresentação dos documentos ou o envio de informações que não comprovem os requisitos implicará na desclassificação imediata do candidato. A população pode acessar todas as informações, incluindo edital completo, lista de cursos, carga horária, requisitos específicos e cronograma do processo seletivo por meio do edital, acessível aqui [https://www.camacari.ba.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/edital-001-2025-camacari-tec.pdf].