Lembra-se dos anos 2005 a 2014 em Camaçari? Era um tempo de prosperidade e esperança. Com a eleição de Luiz Caetano no começo do governo Lula e durante o mandato de Jaques Wagner, começou uma era de transformações. Caetano, alinhado às políticas públicas federais e estaduais, iniciou um período de avanços significativos nos campos econômico, social e de segurança pública. Em sua gestão criou o plano de desenvolvimento industrial, a implementação do PRONASCI, com avaliações extremamente positivas pelo Ministério da Justiça, foi um marco, especialmente com a criação do projeto “Paz e Cidadania”. Com avanços na qualidade da educação e no atendimento básico de saúde da população
Caetano promoveu uma verdadeira revolução industrial em Camaçari e o PIB não parou de crescer. A consolidação da indústria automobilística foi um divisor de águas. Camaçari se transformou, sediando um dos maiores complexos industriais do mundo. O mais impressionante? O PIB do município disparou, tornando-se o maior do Nordeste. Caetano jogou um papel decisivo aqui, assegurando que as contratações beneficiassem 80% a população da região – uma diversidade étnica e cultural impressionante, com 40% das vagas destinadas a mulheres e 70% a afrodescendentes. Isso não é só progresso, é inclusão social na prática!
A educação foi uma peça-chave. Educação e capacitação consorciadas colocou o futuro nas mãos dos jovens. Caetano não só trouxe o SENAI para Camaçari, mas também transformou o Colégio Mascarenhas em uma escola técnica de ponta. Imagine: jovens de Camaçari indo para a Alemanha para treinamento com empresas como Continental e Bridgestone Firestone. Isso sem falar na CIDADE DO SABER, um complexo educacional gigantesco, com oficinas e atividades culturais para mais de 40 mil pessoas. A parceria com o Sistema S (SENAI, SEBRAE, SESC, PRONATEC) capacitou mais de 3 mil trabalhadores. Uma revolução educacional!
Você sabia que na gestão de Caetano, Camaçari também se tornou um exemplo em turismo e hotelaria, especialmente no litoral norte da Bahia? Caetano provou que sustentabilidade e crescimento devem andar de mãos dadas e mais uma vez mostrou o caminho. A preocupação com o meio ambiente foi evidente: investimentos em saneamento básico e cuidados com resíduos industriais. E não para por aí: a infraestrutura do polo petroquímico também recebeu atenção especial.
A cidade passou por uma transformação guiada pela evolução urbana e social. O crescimento populacional de Camaçari foi astronômico: 80 mil novos habitantes e um aumento de 51% na população! E a infraestrutura acompanhou: mais de 26 ginásios de esporte, expansão da rede de educação privada, novas salas de aula, ruas asfaltadas, redes de esgoto, praças com lazer de qualidade, postos de saúde e UPAs. E não esqueçamos das 13 mil novas habitações, além de uma iluminação pública e limpeza urbana de fazer inveja.
A contribuição da Ford e o papel da prefeitura através de políticas públicas efetivas, ampliaram as perspectivas. A Ford, nesse período, foi uma protagonista, investindo US$ 1,9 bilhão e produzindo anualmente 250.000 veículos com tecnologia de última geração. A prefeitura, sob a gestão de Caetano, teve um papel importantíssimo no desenvolvimento sustentável e na qualificação da mão de obra. Caetano foi o facilitador das ações que visavam o bem-estar coletivo e a prosperidade econômica e social, tanto na indústria quanto no comércio local.
Essa década foi um período marcante para Camaçari, com avanços significativos em diversas áreas, demonstrando o poder de uma gestão municipal alinhada com políticas progressistas. Nessa eleição 2024, espera-se a reindustrialização, a vinda da BYD e de novo, uma gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Por AURELINO ALMEIDA
2 respostas
Realmente, para o cidadão de Camaçari deve ter sido uma mudança e tanto, e agora com a BYD deverá ser melhor!
Senai .. lembra quando TINHAMOS Q ir a salvador P fazer um curso técnico?? Por isso vou com Caetano em 2024