Pesquisar

Conta de água e esgoto ficará mais cara na Bahia a partir de 20 de julho

Novo aumento autorizado pela Agersa atinge consumidores da Embasa em todo o estado.

Os consumidores atendidos pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) passarão a pagar mais pelas contas de água e esgoto a partir de 20 de julho de 2026. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) autorizou um reajuste tarifário linear de 3,57%, percentual que incidirá sobre todas as categorias de usuários dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Segundo a Embasa, o índice autorizado ficou abaixo da inflação acumulada dos últimos 12 meses, estimada em 4,13%, reduzindo o impacto financeiro para os consumidores e preservando o equilíbrio econômico-financeiro necessário à continuidade dos investimentos em saneamento.

Com a atualização tarifária, os principais valores passam a ser:

  • Tarifa Social (consumo mínimo): R$ 16,28;
  • Tarifa Residencial Normal (consumo mínimo de 6 m³): R$ 44,77.

A empresa ressalta que a revisão tarifária segue critérios técnicos estabelecidos pela Agersa, responsável pela regulação dos serviços no estado.

O reajuste se soma a outras despesas domésticas que tradicionalmente sofrem atualizações ao longo do ano, como energia elétrica, combustíveis e alimentação. Esse aumento da tarifa no nível da inflação tendem a reduzir o impacto sobre o poder de compra da população, ao mesmo tempo em que preservam a capacidade de investimento da concessionária em obras de infraestrutura e universalização do saneamento.

OUTRAS NOTÍCIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *