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BYD REESCREVE O MAPA DA INOVAÇÃO: ABANDONA HUB NA BAHIA E VAI INSTALAR CENTRO DE PESQUISA NO RIO

Por A. Almeida

Fábrica de Camaçari segue ativa, mas epicentro da tecnologia automotiva da marca migra para o Galeão com foco em direção autônoma e testes avançados

O sábado (11) marcou uma reviravolta no mapa da indústria automotiva brasileira. A gigante chinesa BYD (Build Your Dreams), que fincou raízes na Bahia ao assumir o antigo complexo da Ford em Camaçari, anunciou que seu centro de pesquisa e desenvolvimento em direção autônoma será instalado no Rio de Janeiro e não na Bahia, como chegou a ser ventilado pelo governo.

O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, ao lado de executivos da montadora, confirmando que o novo hub de inovação ocupará um terreno de 183 mil metros quadrados nas imediações do Aeroporto Internacional do Galeão. O investimento previsto é de R$ 30 milhões, com estrutura que inclui pista de testes com nove curvas, trechos de terra e até piscina para simular alagamentos.

O que muda (e o que não muda) para a Bahia

A decisão gerou natural frustração no meio industrial baiano. Afinal, a expectativa era de que o polo de pesquisa da BYD fosse instalado próximo à fábrica de Camaçari, criando um ecossistema completo de inovação, tecnologia e desenvolvimento de produtos.

Mas, segundo a própria empresa, a fábrica da Bahia permanece inalterada e segue como o coração produtivo da BYD no Brasil, com investimento total de R$ 5,5 bilhões e capacidade inicial de 150 mil veículos por ano. A diferença é que o centro de P&D, onde serão desenvolvidas tecnologias de condução autônoma, inteligência artificial e motores híbridos flex, será baseado no Rio de Janeiro.

Em nota, a BYD informou que o novo centro não substitui a estrutura baiana, mas complementa a estratégia nacional de inovação, com foco distinto: enquanto Camaçari cuida da produção em larga escala, o Rio se torna o laboratório avançado de engenharia e software da companhia no Brasil.

Além do apelo político, já que Eduardo Paes tem relação antiga com a empresa, tendo atuado como consultor da BYD na América Latina entre 2017 e 2020 , o Rio de Janeiro ofereceu condições estratégicas para o projeto.
O centro ficará a poucos quilômetros da UFRJ, do Parque Tecnológico do Fundão e de laboratórios da COPPE, o que facilita parcerias acadêmicas e acesso a engenheiros especializados em robótica, IA e mobilidade urbana.

O prefeito celebrou o anúncio em rede social:

“Toda a parte de pesquisa e desenvolvimento da BYD para direção autônoma será feita aqui no Rio. Isso é inovação, emprego qualificado e tecnologia de ponta no Brasil.”

Mesmo com a confirmação da continuidade da produção baiana, a transferência simbólica do centro de pesquisa representa um alerta para o poder público estadual.
Especialistas e lideranças locais avaliam que a Bahia precisa reagir fortalecendo sua base de ciência aplicada, atraindo startups automotivas e consolidando parcerias entre governo, SENAI CIMATEC, UFBA e IFBA para reter e desenvolver tecnologia dentro do estado.

A instalação do hub carioca, por outro lado, não invalida o potencial de Camaçari como capital industrial do Nordeste. Pelo contrário deve abrir portas para novas linhas de cooperação entre os dois polos, com a fábrica baiana produzindo os veículos testados e calibrados no Rio.

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