Search

Camaçari é apresentada ao projeto SEI Bahia Municípios

Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, está dando os primeiros passos de planejamento para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), software que é referência nacional em tramitação eletrônica para as administrações públicas. Na semana passada, na sede da Prefeitura, especialistas e gestores do município participaram de uma reunião de alinhamento com profissionais da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) com o objetivo de conhecer melhor a iniciativa que vai lhes permitir eliminar o uso do papel em  documentos e processos administrativos. 

No encontro, estiveram presentes o secretário de Relações Institucionais de Camaçari, Ademar Lopes e a assessora especial da Secretaria Municipal da Administração, Sama Dias, que atuará como gestora do projeto no município, além de diretores, coordenadores e técnicos que estarão  envolvidos na iniciativa. 

Camaçari é um dos 105 municípios do Estado que já assinaram termos de apoio com a Saeb com vistas ao desenvolvimento de ações na área de transformação digital. Além de viabilizar a implantação do SEI, o documento irá permitir que o município disponibilize seus serviços para os cidadãos por meio da ba.gov.br, a plataforma de serviços públicos digitais do governo baiano. O assunto foi abordado durante o encontro pelo coordenador de Inovação Tecnológica da Saeb, Antoniel Barros.

Na sequência, o diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC da Saeb, Anderson Vasconcelos Prazeres, falou para as lideranças de Camaçari sobre a experiência do governo baiano com o SEI e os benefícios que o sistema vem proporcionando em termos de economia financeira, preservação do meio ambiente e produtividade. Já o coordenador do SEI Bahia, Marcio Souza, detalhou os passos da jornada de transformação digital que irá viabilizar a implantação do Sistema Eletrônico de Informações.  

Tramitação eletrônica – Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 250 milhões, além de proporcionar a preservação de mais de 125 mil árvores com a redução no consumo de papel.

Agora, com o SEI Bahia Municípios, as equipes do Estado estão transferindo a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação permite ao governo estadual gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios. Para completar, uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) viabiliza a infraestrutura para a implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.

OUTRAS NOTÍCIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *