Para comemorar a Independência do Brasil na Bahia, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai promover mais uma edição da exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”. O público poderá conferir do dia 2 ao dia 31 de julho, das 14h às 17h, na sede do IGHB (Piedade).
A mostra tem como objetivo proporcionar aos baianos a oportunidade de conhecer de perto as imagens dos homens e mulheres que tiveram um papel decisivo na epopeia do 2 de Julho e que contribuíram, de alguma maneira, para a vitória na guerra que consolidou a Independência do Brasil.
Estarão expostos quadros que retratam as figuras de Maria Quitéria, João das Botas, General Labatut, Lord Cochrane, Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque (Barão de Pirajá) e Antonio de Souza Lima, que participaram diretamente de algumas batalhas. Há também um quadro que apresenta os “Encourados de Pedrão” – batalhão de vaqueiros do sertão baiano que, usando roupas de couro, próprias para lidar com a gado no ambiente inóspito da caatinga, participaram da guerra.
A exposição contempla ainda imagens dos autores do “Hino ao 2 de Julho”, Ladislau Titara e José Santos Barreto, além de Joana Angélica, a Mártir da Independência e Abadessa do Convento da Lapa, assassinada por soldados portugueses quando tentava evitar a invasão da clausura. A figura de Pedro Rodrigues Bandeira, um dos deputados baianos nas Cortes de Lisboa, na mesma época da guerra, é outra tela que integra a mostra.
SEMINÁRIO E CURSO
Um seminário e um curso sobre a Independência do Brasil na Bahia também integram a agenda do IGHB. O seminário deve acontecer ainda este mês de julho e o curso está previsto para o mês de novembro.
SAIBA MAIS
Em 2 de Julho de 1823 tropas e populares entraram pelos caminhos que direcionavam ao centro político e religioso da antiga Cidade do Salvador. Entre a terra batida e a poeira que se levantava, homens e mulheres davam mais um passo no desfecho de um dos eventos decisivos no processo de independência do Brasil.
Percorrendo a Lapinha, Soledade até chegar ao Terreiro de Jesus, o povo deu a tônica do que mais tarde se tornou uma das festas mais importantes da Bahia: o Dois de Julho, com o Caboclo e a Cabocla.
O processo de independência da Bahia revela todo um panorama do século XIX, em diálogo com o Atlântico, América, Portugal e Europa; seus conflitos, rupturas e permanências. Faces de um povo e seus projetos de conquista de liberdade, consagrados ou vilipendiados, peça insigne no que se tornou a Bahia e o Brasil.
SERVIÇO
Exposição “Personagens Históricos da Guerra pela Independência“
2 a 31 de julho/24, das 14 às 17h
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia