Search

INSCRIÇÕES PARA #8 CINEBARU COMEÇAM HOJE

Voltadas para filmes de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal, finalizados no período entre 2022, 2023 e 2024.

E assim surge uma mostra de cinema totalmente levada por esse encontro orgânico de gente de todo o país, tocada pelos agitadores locais.

São aceitos filmes curta-metragens de até 30 minutos para a Mostra Competitiva Regional Baiangoneira de Curtas e para a Mostra Infantil Sertãozin (6 a 12 anos), ambas voltadas para filmes de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal, finalizados no período entre 2022, 2023 e 2024.

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os gêneros de filme, sejam esses ficções, documentários, animações, híbridos, experimentais ou de qualquer natureza.

Atenção ao prazo: as inscrições vão até o dia 21 de junho!

Saiba mais sobre a edição aqui.

8º CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema
Inscrições de curtas-metragens até 30 min
Realizações de MG, BA, GO e DF, entre 2022-23-24
Mostra Baiangoneira de Curtas + Mostra Sertãozin
Link para o edital

O CineBaru foi idealizado pelo Coletivo Ecos do Caminho, formado por alguns participantes do projeto Caminho do Sertão que desde 2014, anualmente, promove uma caminhada sócio-eco-literária da Vila de Sagarana até o Parque Nacional Grande Sertão: Veredas, quase 200km a pé numa mistura de folia de reis, trabalho de campo a partir da obra de Rosa, militância ambiental pela preservação do Cerrado e experimentação social atravessada por conceitos de turismo de base comunitária.

E após diversas atuações e parcerias com a comunidade local e com a agenda de atividades já tocada na vila, o Ecos organizou a primeira edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, em outubro de 2017, interagindo, claro, com os agentes e as entidades culturais, sociais, ambientais e políticas da região.

Se é a literatura rosiana quem media as relações dos que chegam em Sagarana, o CineBaru pretende ter no cinema – o que se vê e o que se faz – uma ferramenta de troca. Levar o sertão ao mundo, trazer o mundo ao sertão. Adentrar os gerais como possibilidade de encontro artístico, cinematográfico, seja numa camada maior, em que se insere na agenda de festivais de cinema, seja numa visão mais ao chão, em que permite a inauguração de um novo olhar para uma vila distante das praças de exibição ou das capitais Belo Horizonte e Brasília.

E assim surge uma mostra de cinema totalmente levada por esse encontro orgânico de gente de todo o país, tocada pelos agitadores locais.

Num rápido passeio pelo mapa dos festivais no site da Ancine, a Agência Nacional de Cinema, se vê um clarão na região do noroeste mineiro (assim como em tantos interiores e sertões do país), ilhado pela distância de Belo Horizonte, Brasília ou Salvador.

Diante disso, o CineBaru resolveu abrir inscrições para curtas-metragens de Goiás, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal, tentando contemplar ao máximo as produções para além das capitais. Virar as costas ao Atlântico e olhar para dentro, afinal. O CineBaru nasce com a responsabilidade de se inserir no debate que cerca a vida no sertão e no Cerrado, que cruza as resistências várias de tudo que se mantém firme naquelas terras.

O CineBaru e o SescTv, desde 2018, mantêm parceria por meio do Prêmio Aquisição SescTv, que seleciona um filme da Mostra Competitiva Regional para conceder R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e um contrato de exibição por dois anos na programação do SescTV. O filme vencedor tem que comprovar o CPB – Certificado de Produto Brasileiro. Essa é uma ação importantíssima para a exibição dos curtas-metragens em outras janelas e dar visibilidade para as obras e seus realizadores.

OUTRAS NOTÍCIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *