Foto: Patrick Abreu –
Com grande disposição para explorar território ainda pouco convencional a mulheres, 20 camaçarienses rompem barreiras ao participar do curso gratuito profissionalizante de Mecânica de Automóveis, promovido pela Prefeitura de Camaçari. Por meio do Programa Qualifica Mulher, da Secretaria da Mulher (Semu), a qualificação teórico-prática acontece de segunda a sexta-feira na sede da secretaria, localizada na Rua Goiás, n° 79, Edifício Abrantes, Centro.
Aluna da turma aos 55 anos de vida, Lindinalva Rocha, moradora do bairro Ponto Certo, sentiu-se motivada a participar do curso pelo gosto que tem pelo conhecimento, bem como pela perspectiva de conquistar uma vaga no mercado formal. “Eu nunca tive essa experiência de conhecer verdadeiramente como funciona o carro. Então, estou aqui mais em busca de saber de como funciona o mecanismo de um veículo, e ser inserida no mercado do trabalho”, diz, reconhecendo como a experiência lhe é desafiadora.
Com 40 horas de qualificação social, somadas às 80 horas de qualificação técnica, a iniciativa da Semu visa capacitar e incluir o público feminino no mercado de trabalho, materializando oportunidades que viabilizam a autonomia financeira da mulher.
“O curso de mecânica automotiva é uma proposta para mostrar que a mulher pode ocupar todos os espaços. Com a chegada de fábricas automotivas ao município, a geração de emprego deve ser grande, então a gente precisa qualificá-las para fazer essa inserção”, contextualiza a coordenadora do Núcleo de Qualificação Profissional da pasta, Helena Pereira. Segundo Pereira, devido à intensa procura, em menos de duas horas o curso teve suas vagas preenchidas.
A instrutora Roberta Leão, responsável pelo módulo social do curso, entende a formação como espaço de encorajamento, diálogo e empoderamento para a vida, que aborda, também, conteúdos como português, redação, matemática, como se comportar em entrevistas e dentro de uma fábrica, além de segurança no trabalho.
“Esse momento tem sido muito enriquecedor para todas. Aqui a gente não só transmite conhecimento, como também absorve o conhecimento dessas mulheres. O processo pode ser libertador pra elas, porque conhecimento transforma, liberta; daí, quanto mais a gente tem conhecimento, mais a gente não fica presa nas amarras da vida”, reconhece.
O curso profissionalizante de Mecânica de Automóveis teve início em 26 de maio, e tem como proposta preparar as estudantes para identificar e solucionar problemas, realizar manutenção e reparos, entre outras demandas. Todas as alunas receberam material de aula, fardamento, lanche e auxílio-transporte.
O Programa Qualifica Mulher acontece em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).