Falar com alguém na Prefeitura de Camaçari é quase como participar de um reality show de resistência: desculpas criativas e assessores que tentam sempre salvar a reputação de seus chefes. Se precisar resolver algo procure agendar antecipadamente com quem realmente tem disposição para atender o povo, ou prepare-se para uma maratona de paciência e persistência.
O prefeito Luiz Caetano está se empenhando para reorganizar praticamente tudo o que foi deixado em desordem pela administração anterior.
A agenda do secretário da Serin, Lopes, parece uma novela sem fim. Tentamos contato e a resposta foi um clássico: “Está em reunião”. Ou será que reuniões intermináveis são só uma forma elegante de evitar visitas?
A subsecretária de Saúde, Gabriela Mendes, não estava na secretaria, mas pelo menos respondeu pelo WhatsApp. Ponto positivo para a conectividade! Em tempos modernos, nem sempre é preciso estar presencialmente para resolver problemas. Gabriela é uma pessoa prestativa, comprometida com a saúde da população e atenciosa com todo mundo.
Lenielson: O assessor que resgata a credibilidade
No meio de tantas portas, encontramos Lenielson na assessoria de imprensa. Educado, disponível e prestativo, mostrou que todo mundo merece atenção dentro da Prefeitura. Se existissem mais como ele, talvez o atendimento ao público fosse menos frustrante.
Fomos atrás de Oswaldinho na Ouvidoria, mas ele estava na zona rural tentando resolver um problema de abastecimento de água na comunidade. Retornou à ligação, o que já é um feito e tanto. O importante é ter políticos na administração que não ignoram pedidos urgentes, saber que alguém como Oswaldinho ainda usa o telefone para responder é grande alívio e prestígio para a população.
No Centro de Referência do Trabalhador (Cerest), a experiência foi diferenciada: funcionários atenciosos e prestativos, sem burocracia desnecessária. Parece até um oásis dentro da estrutura pública. Se todos os setores tivessem esse nível de acolhimento, o cidadão não precisaria mendigar atenção dos gestores.
Se for tentar contato com alguém na Prefeitura, já vá preparado. Tem quem está em reuniões eternas e quem responda pelo celular. Mas, no meio desse processo, ainda há quem faça valer a visita. O desafio é encontrar quem realmente atende.