Crédito da foto: Jefferson Peixoto
Confronto de ideias entre Bruno Reis, Geraldo Júnior e Kleber Rosa foi realizado na noite desta quinta-feira (8) e contou com inovações do Grupo Band
A Band Bahia realizou na noite desta quinta-feira (8) o debate entre candidatos à prefeitura de Salvador, com as participações de Bruno Reis (União Brasil), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL). A mediação foi da jornalista Carolina Rosa. Temas como transporte público, moradia e desemprego dominaram o confronto de ideias entre os candidatos que disputam o comando da gestão municipal.
Os eleitores acompanharam o debate pela TV Band, pela Bandnews FM e pelo canal no YouTube da Band. Esse ano, a tradição veio com ainda mais inovação. Uma das novidades foi a Sala Digital, que trazia os temas mais pesquisados pela internet durante o debate. Os candidatos tiveram a oportunidade de responder uma pergunta referente a esses temas. Bahia e São Paulo foram os únicos estados a adotar a inovação este ano.
Outra novidade foi a possibilidade de os candidatos se movimentarem no estúdio, formato que levou mais dinamismo ao confronto e permitiu uma comunicação mais direta com os eleitores.
O debate foi dividido em três blocos. No primeiro bloco, por ordem definida em sorteio, os candidatos foram apresentados e responderam a uma pergunta da produção do jornalismo da Band sobre propostas para resolver a questão das pessoas em situação de rua. Em seguida, partiram para a primeira rodada de confronto direto.
No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas de jornalistas da Band: Luís Filipe Veloso fez uma pergunta a Kleber Rosa sobre a situação de moradias inapropriadas em Salvador. Maria Lorena Alves questionou Geraldo Júnior sobre ações para combater o desemprego na capital. Já Victor Pinto perguntou a Bruno Reis sobre como estabelecer relações institucionais, considerando a animosidade eleitoral e as divergências partidárias entre as gestões municipal e estadual. Ainda no segundo bloco, os candidatos tiveram mais uma rodada de confronto direto.
No terceiro e último bloco, os candidatos responderam sobre os temas mais pesquisados na internet durante o debate, que puderam ser conferidos na Sala Digital. Bruno Reis respondeu sobre oferta de telemedicina na saúde pública. Geraldo Júnior respondeu sobre transporte escolar. Kleber Rosa respondeu sobre o tema material escolar.
Avaliação positiva
Ao final do debate, os candidatos fizeram suas considerações finais, e responderam porque se acham capazes de governar Salvador. Os participantes do debate avaliaram positivamente a iniciativa da Band.
“Muito importante a realização desse debate. É uma oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas e, como candidato à reeleição, é também uma oportunidade para prestar contas à população”, ressaltou o candidato Bruno Reis.
“A avaliação é muito positiva, um exemplo de exercício da democracia. Oportunidade para discutir propostas para a Salvador que queremos. Uma Salvador inclusiva e para todas as pessoas”, destacou o candidato Geraldo Júnior.
“Conseguimos debater a cidade e nossa missão no dia de hoje está cumprida. Ficaram evidentes as diferenças das candidaturas. Temos um projeto popular e buscamos propostas para suprir o que a nossa capital carece”, disse Kleber Rosa.