Search

A Secretaria de Saúde de Camaçari: Correndo contra o relógio em Areias, ganha mais 30 dias

E aí, pessoal! Já ouviram falar da encrenca que a Secretaria de Saúde de Camaçari está enfrentando? Pois é, o prazo de 60 dias que o Ministério Público deu para monitorar o subsolo e fazer um levantamento de saúde na comunidade de Areias está acabando no dia 16 de fevereiro de 2025. E adivinha só? A bomba estourou no colo da gestão atual, mesmo o ofício tendo sido mandado para a turma anterior.

A prefeitura de Camaçari conseguiu a prorrogação do prazo para o dia 12 de março. Conforme despacho publicado pelo MP na tarde dessa sexta-feira (14).

A Tronox é uma indústria de pigmentos que está na área de Arembepe desde 1966. Só que, ao invés de colorir nossas vidas, ela está é deixando um rastro de problemas. Em 2013, a empresa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual para parar de jogar resíduos de metais pesados no ambiente. Mas, pelo visto, a promessa ficou só no papel.

Em 2014, a Secretaria de Saúde de Camaçari fez um estudo e descobriu que a água da comunidade de Areias estava carregada de metais pesados. E não para por aí: o número de casos de câncer entre os moradores nas alturas. Dá para acreditar?

Denúncias, Ameaças e Assassinato

Para piorar, em 2014, o ambientalista Ivo Bacana foi assassinado horas depois de denunciar a então empresa Cristal, hoje conhecida como Tronox, pela poluição no litoral norte. Coincidência? Difícil de engolir.

Agora, a Secretaria de Saúde está numa corrida contra o tempo para cumprir as determinações do Ministério Público. A pergunta que não quer calar é: será que vão conseguir? E, mais importante, será que isso vai trazer alguma mudança real para a comunidade de Areias?

OUTRAS NOTÍCIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *