Foto: Patrick Abreu
Camaçari ganhou nesta quinta-feira (3) a mais nova fábrica da Unipar, inaugurada no Polo Industrial. A planta, que é a primeira no Nordeste e a mais moderna da empresa, destaca a potência econômica do município para atrair novos investimentos e parcerias, colocando a cidade, com o segundo maior produto interno bruto (PIB) da Bahia, na rota do desenvolvimento, da inclusão e da inovação.
Com mais de 55 anos de história, considerada líder na produção de cloro e soda, e a segunda maior de PVC na América do Sul, a Unipar fornece matérias-primas que formam a base da maior parte das indústrias e segmentos, incluindo saneamento e construção civil.
A chegada da fábrica ao município vai impactar o crescimento do mercado de trabalho. Só na fase de construção da planta, foram gerados mais de 350 oportunidades de empregos direto e indireto. Atualmente, a operação mantém mais de 50 postos de atuação, entre diretos e indiretos. Para a qualificação da mão de obra local, foram investidas cerca de 6 mil horas em treinamentos, contemplando programas de capacitação técnica, normas regulamentadas e segurança no trabalho.
O diretor-industrial da Unipar em Camaçari, Rogério Catarinacho, pontuou sobre a geração de empregos e a contratação de mão de obra local. “No tempo de construção, certamente, mais de 350 empregos foram gerados e, aqui na produção, temos mais de 20 pessoas trabalhando, em torno de 26 diretamente. Tem alguns terceirizados também, algumas empresas que prestam serviço, que envolvem muita gente. É uma geração bastante qualificada. Posso afirmar, ainda, que tem sido muito importante para a gente valorizar as pessoas da região”.
Em vídeo exibido durante a cerimônia de inauguração da unidade, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, enfatizou a relevância industrial de Camaçari. O município concentra o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul e, conforme avaliação de Alckmin, seguirá dando passos promissores. “Grande dia para o Polo Industrial de Camaçari, para o Nordeste, e para o nosso país. Transmito um fraterno abraço a todos que acreditam na indústria deste município, e na indústria nacional. Tudo isso é fruto do compromisso, das parcerias, e da atuação dos três poderes”, disse o vice-presidente na gravação.