Uma das castas preferidas pelos brasileiros, o Syrah é muito mais conhecido por ser uma uva que produz vinhos intensos, bem estruturados, cheios de notas especiais e taninos expressivos.
Com essas características se tornou apreciado e produzido em diversas partes do mundo, como a França, a Australia, a Argentina e alguns outros países, dentre eles, Portugal, que produz o excelente Incógnito.
O vinho leva esse nome, porque até meados da década de 80 a uva Syrah não podia integrar os vinhos da região demarcada do Alentejo, valendo-se o produtor do artificio de não declarar explicitamente a casta.
O fato é que o vinho produzido pela gigante Cortes de Cima, uma das principais industrias vitivinícola portuguesa, ganhou fama como um dos principais vinhos da região e pode ser considerado um dos melhores varietais de Syrah, desde que começou a ser produzido.
Com características bem diferentes do que é produzido atualmente, o Incógnito 2012 é um vinho delicadamente marcante, com sua cor vermelho rubi e aromas de frutas vermelhas maduras, notas de trufas brancas, amêndoas, baunilha e alcatrão.
Na boca, não espere pimentas pretas e especiarias, como comumente encontramos nos Syrah, este é deliciosamente frutado, surpreendentemente equilibrado, com taninos macios e boa acidez, com final longo e de grande persistência.
A maturação de 8 meses em barris de carvalho francês, acrescenta complexidade, sem afastar-lhe o frescor e a elegância. Em sua 17° safra, o Incógnito 2012 pode ser considerado um dos melhores Syrah do mundo e, seguramente, é um dos meus preferidos. Recomendo a todos, experimentá-los e preferi-los.
@tempodevinho
Mauricio Ferreira, sommelier e jornalista especializado.