O Programa de Bolsas para pessoas afrodescendentes é um treinamento intensivo em direitos humanos para pessoas afrodescendentes que se dedicam a promover os direitos das pessoas afrodescendentes.
O treinamento acontecerá de 11 a 29 de novembro no Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Genebra, na Suíça.
A data limite para candidatura é 31 de maio. As candidaturas podem ser apresentadas em espanhol, inglês ou francês.
O Programa de Bolsas para pessoas afrodescendentes é um treinamento intensivo em direitos humanos para pessoas afrodescendentes da diáspora dedicadas à promoção dos direitos de suas comunidades.
O programa é realizado uma vez por ano no Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Genebra, Suíça.
O programa de bolsas oferece às pessoas participantes a oportunidade de:
- Aprender e expandir seus conhecimentos e compreensão do direito internacional dos direitos humanos e do sistema de direitos humanos das Nações Unidas, os marcos internacionais de combate ao racismo, discriminação racial, xenofobia e formas relacionadas de intolerância, e questões relacionadas a esses temas, com especial atenção para as pessoas afrodescendentes;
- Fortalecer suas habilidades na elaboração de propostas de projetos, realização de apresentações e compartilhamento de informações aos mecanismos de direitos humanos;
- Ter experiências em primeira mão com mecanismos de direitos humanos;
- Interagir com uma ampla gama de atores no campo dos direitos humanos.
O Programa de Bolsas foi criado pela Seção de Combate à Discriminação Racial em 2011 e posteriormente apoiado pela resolução da Assembleia Geral sobre a implementação do programa de atividades da Década Internacional de Afrodescendentes (A/RES/69/16). O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos é responsável pela coordenação da Década.
Objetivo do Programa
O objetivo do programa de bolsas é fortalecer as competências das pessoas participantes para contribuir com a promoção e proteção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais de pessoas afrodescendentes em seus países. As pessoas bolsistas adquirem as ferramentas necessárias para melhorar a formulação de leis, políticas e programas, fortalecer a colaboração entre governos e sociedade civil e realizar atividades de conscientização em nível local.
Quem pode se candidatar?
A/O candidata/o deve ser uma pessoa afrodescendente que vive na diáspora.
- A/O candidata/o deve ter pelo menos 4 anos de experiência profissional relacionada aos direitos das pessoas afrodescendentes.
- A/O candidata/o deve obter uma carta de recomendação de uma organização que trabalhe com questões relacionadas aos direitos das pessoas afrodescendentes ou minorias, confirmando sua idoneidade.
- A/O candidata/o deve estar disponível para participar do programa completo. Espera-se que as pessoas candidatas selecionadas participem das diversas atividades planejadas e sigam estritamente o programa.
Desde 2011, 150 ex-bolsistas de 46 países participaram do programa de bolsas, inclusive da Argentina, Austrália, Barbados, Bélgica, Belize, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, China, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Equador, Filipinas, França, Alemanha, Guiana, Haiti, Honduras, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Jamaica, Japão, Líbano, México, Moldávia, Países Baixos, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.
Datas do Programa de Bolsas
Em 2024, o programa será realizado de 11 a 29 de novembro em Genebra, Suíça. Além disso, os bolsistas devem dedicar algumas horas a cursos online e exercícios preparatórios nas duas semanas anteriores.
Como se candidatar?
As inscrições devem ser feitas em inglês, francês ou espanhol. As pessoas candidatas devem enviar os seguintes documentos em um único e-mail para [email protected]:
- Currículo
- O formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e digitalizado em um único documento.
- Uma declaração pessoal/carta de motivação (máximo de 500 palavras) na qual a pessoa explica sua motivação para se candidatar ao programa de bolsas e como usará os conhecimentos adquiridos durante o programa para promover os interesses e direitos das pessoas afrodescendentes.
- Uma carta oficial da organização que apoia sua candidatura e confirma sua idoneidade.
- Uma cópia do passaporte.
Por favor, observe que não serão aceitas inscrições com mais de cinco anexos.
Importante: Por favor, mencione no assunto do seu e-mail: “Postulación al Programa de becas para personas afrodescendientes 2024”.
Por favor, nomeie os documentos anexados da seguinte forma:
SOBRENOME(S) – Nome(s) – Tipo de documento.
Por exemplo: PEREZ Juana – Formulário de inscrição.doc. PÉREZ Juana – Carta de motivação.pdf. PÉREZ Juana – Carta de recomendação.pdf. PÉREZ Juana – Passaporte.pdf.
Data limite para inscrição: 31 de maio de 2024
Mais informações: https://www.ohchr.org/es/about-us/fellowship-programmes/fellowship-programme-people-african-descent